sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Aborto?...opiniões...

“Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”...foi esta a pergunta do referendo realizado no passado dia 11 de Fevereiro...nós...pessoas com opinião formada sobre as coisas inda não temos a possibilidade de exercer dever cívico e ir votar...no entanto...está lançado o tema neste nosso blog criado, entre tantas outras coisas, para este efeito...

Deiam as vossas opiniões sem qualquer tipo de problema...visto que o respeito pela opinião dos outros também é fomentado neste blog...

Participem

Beijinhos a todos <3

25 comentários:

  1. Ora muito bem... A 1ª reflexão do site! É este o espírito Inês...LoOl... Mas cá vai a minha opinião e agora de uma forma muito séria:

    Eu acho que é difícil sermos totalmente contra ou a favor do aborto, pois penso que este é um tema muito complexo! Só as pessoas realmente extremistas (na minha opinião) não consideram as duas hipóteses!
    Já pensei muito sobre este assunto e neste momento a minha opinião é a seguinte: não concordo com a liberalização total do aborto até às 10semanas. Penso que o que estava descrito na lei anterior era o suficiente: aborto em caso de má formação, risco para a mãe, ou violação.
    Na minha opinião, esta liberalização só vai levar a uma banalização do aborto e temo que os jovens comecem a olhá-lo como um método contraceptivo e, neste contexto, recorram a este como uma forma de tentar corrigir as suas irresponsabilidades.

    E tenho dito...

    Estou à espera que concordem, discordem, de maneira a criarmos uma discussão...

    ResponderEliminar
  2. Bem,o meu voto seria ....NÃO....sem sombra de duvidas.....não porque acho que a lei que foi imposta anteriormente estava correctissima, abortar em caso d viloção, má formação do fecto(...), votaria não porque abortar trás consequências graves mesmo que este acto seja praticado com todo a cuidado e segurança......e não porque NÃO..........
    Vocês viram aquele bebé que nasceu com 22 semanas, sobreviveu, hoje é uma crinça como outra qualquer,com alguns problemas certamente, só são menos 12 semanas, já há coração, já há mãos, já há unhas até, e já há vida, já há uma criança, por isso eu não gostaria de matar uma criança, mesmo que a professora de filosofia diga que nenhuma mulher aborta de animo leve, eu não concordo porque infelizmente ainda há muitas mulheres sem coração sem sentimentos e que seriam capazes de matar o próprio filho, vê-se diarimente.......
    Eu se tivesse oportunidade votaria certamente.....NÃO....com toda a confiança......e acho que abortar é matar, e por isso a mulher devia ser penalizada.......

    E VIVA o blog da 10.1 para se discutirem questões como esta.Claúdia

    ResponderEliminar
  3. Falaste de uma coisa que me esqueci de referir, Cláduia... O facto de a Professora de Filosofia achar que as mulheres não abortam de ânimo leve!
    E isso pode ser verdade ou mentira! Isto porque ela se baseou na sua opinião e experiência de vida (não abortaria nunca de ânimo leve), mas eu penso que não podemos tomar uma decisão destas baseada apenas na nossa atitude face à mesma, isto é, embora ela não fosse capaz de o fazer, outras mulheres seriam o que levaria novamente à banalização!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Rita!
    Sou contra a legalizaçao do aborto. Penso q daqui para a frente os jovens podem ver o aborto como um 'segundo metodo contraceptivo', permitindo a banalizaçao da gravidez, do sexo e do aborto.
    Cada pessoa tem q ser respnsavel por aquilo q faz! Se nao querem engravidar, usem o preservativo...
    Porque legalizar o aborto ate as 10 semanas? Legalizar o aborto em qq caso? Sou contra! Acho q as pessoas q apoiam o 'sim' tentam acreditar q ate ás 10 semanas nao ha um ser humano, nao ha nada para alem de uma célula. Nao concordo! Existe sim um vida humana q deve ser respeitada...
    Minha opiniao ! :)

    BeijoO

    ResponderEliminar
  5. bom...priminha...eu so ua favor do aborto!!!acho que toda gente tem direito a abortar desde que saiba bem o qu vai fazer e que esteja consciente dos perigos que isso tambem traz...

    mas tipo...aquelas pessoas que tem massinha vao a espanha e esta tudo bem...mas quem nao pode???quem nao tem como é???ninguem pensa nessas pessoas???

    eles na tv so falavam pesoas com posses na puzeram um pobre a falar...porque???
    tinham medo de que??
    nao é?
    esses ditos pobres nao sao menos que ninguem!!!!tem tyanto direito os que tem 1 euro no bolso como os que tem 100!!! por isso...sou totalmente a favor do aborto=) e mais nada!!!

    fiquem cientes[axu k se escreve assim loli] que isto nao é uam brincadeira...traz muitos 'males' mas pode travar a inflicidade de muitas pessoas...
    SIM AO ABORTO!!!

    =p by frAnky***

    ResponderEliminar
  6. Discordo absolutamente com o frank.....eu não sou a favor do aborto, sejam ricos, sejam pobres, quanto a questão que o frank colocou que os que tem posses vão a Espanha e os que não tem são penalizados por isso....não concordo, porque a lei antiga já estava bem, as mulheres querem abortar porque??porque não queriam ter aquele filho?porque já não tem possibilidades de o criar?há uma coisa que se chama preservativo e no acto sexual quem não quer engravidar usa-o, não é engravidar e depois abortar, isto assim era uma festa, é que abortar trás consequencias gravissimas....
    Eu dicordo absolutamente com o frank, mas opiniões são opiniões....

    Bjinhx

    E NÃO ao ABORTO!!!

    ResponderEliminar
  7. Cada pessoa é responsável por aquilo que faz, mas errar também é humano ! mas, eu sou contra o aborto, 1º porque os jovens da nossa sociedade vão tomar o aborto como um método contraceptivo, 2º porque vão estar blocos operatórios ocupados com abortos enquanto que podiam estar ocupado com operações realmente importantes, ou com operações daquelas que ficam não sei quantos anos em lista de espera, e 3º porque vão ser os nossos pais a pagar os abortos.

    Esta é minha opinião ....

    BeijOo !

    ResponderEliminar
  8. Pois Franclim... Mas reparaste na maneira como te referiste ao aborto? Come se fosse uma coisa perfeitamente normal! E tu não tens que olhar para os casos especiais e tapar um buraco abrindo outro: Resolver um mal, com outro!
    Se as pessoas pobres não têm condições para o fazer que não o façam!
    Sabias que há pessoas que já fizeram 4 abortos? O 1º "Ah e tal sou muito nova"; o 2º "'tou na Universidade, quero acabar o curso", o 3º " Não tenho condições económicas" e o 4º "Ia estragar a minha vida"...

    Achas realmente que num caso destes, a mulher ponderou o suficiente? Que tem razões justificáveis? Que não OS fez de ânimo leve? Pois, eu acho que não! Acho que olhou para a VIDA que se estava a desenvolver dentro dela como um empecilho do qual tinha que se livrar!!

    E não me digam que é um caso de pobreza ou riqueza! Os ricos não têm que abortar, os pobres também não, pelo menos se não têm uma razão coerente!

    Se há coisa que o dinheiro não compra é carácter... Portanto as pessoas que não venham com desculpas dizer:

    "Sou pobre, fo**, vou abortar e não tenho condições!"
    (Desculpem a maneira de falar)


    Sim à

    *!! VIDA !!*

    ResponderEliminar
  9. 1ª discussao no site...

    Apos ter lido todos os comentarios e ter refletido um pouco, apesar de nao ter mudado a minha opiniao inicial, ponderei sobe a melhor forma de expor a minha opiniao!

    a minha opiniao é a seguinte:

    Pessoalmente nao concordo com o aborto, mas sim, sou a favor da despenalizaçao da pratica de abortos ate as 10semanas!no referendo votaria sim!
    acho que de fact fazer um aborto nao é algo dito 'facil' algo banal, mas pode ser necessario.quanto á ideia de ser usado como contraceptivo, banalizando muito o termo, nao concordo!um aborto tem custos!tenho de ser hiperbolico«quando me doi um dedo, nao vou cortar a mao!»
    acho que sim que deve haver planeamento familiar, deve ser usado o preservativo SEMPRE, pois é mt mt importante, mas acho que quando existe uma gravidez, que ate foi planeada, mas que por motivos alheios, aos quais ng esta livre, a gravidez é posta em causa, acho que a realizaçao de um aborto nao deve ser penalizada e que a mulher seja condenada!é preferivel , na minha opiniao, abortar, que abandonar crianças pequenissimas, volar crianças, ver crianças maltratadas e abondonadas em lares etc etc.
    quando pensamos no referendo, devemos primeiro pensar nas situaçoes que connosco poderiam acontecer, e nas medidas que temos como hipoteses para os resolver, pois quando sentimos as coisas na pele é q sao elas!!!

    Quanto ao matar um ser, lembrem se que no reino unido o aborto é permitido ate as 24semanas!!na frança já é permitido ha 30anos!e nestes paises a taxa de natalidade é das maiores!!pois....

    Claudia um ser ate as 10semanas nao tem sistema nervoso, nao sente, nao tem coraçao... é uma celula que se vai dividindo!uma planta desse geito tb tem vida!celulas e tal....(parece mt extremista, mas é a razao, sem sentido afectivo!)

    Se me lembrar de algo mais.....

    Myopinion!! Vitor Mendes

    ResponderEliminar
  10. Nao concordo Vitor!
    Se uma criança pudesse escolher entre uma vida má e morrer... com certeza escolharia viver!
    Quem é a pessoa q nao gostava d ver o mundo? Nao gostava de ver o mar, a praia, as pessoas, as flores... Mesmo com uma vida má q futuramente possam ter, as crianças tem o direito a viver, tem o direito a vida!

    Ás 10 semanas existe uma vida! Existe um ser humano. Todos os medicos o dizem! O aborto é um crime. Sim a resposabilidade!

    Ah... E nao vamos olhar para os outros países... Com certeza q portugal nao é menos desenvolvido por causa do aborto! Deviam pensar em gastar dinheiro em coisas realmente uteis. Quanto dinheiro vai ser gasto a fazer abortos? Muito! É uma pena, mas assim ninguem vai a lado nenhum...

    ResponderEliminar
  11. "Diversas provas entram em conflito, existindo algumas opiniões defendendo que o feto é capaz de sentir dor a partir da sétima semana enquanto outros sustentam que os requisitos neuro-anatómicos para tal só existirão a partir do segundo ou mesmo do terceiro trimestre da gestação.

    Os receptores da dor surgem na sétima semana de gestação. O tálamo, parte do cérebro receptora dos sinais do sistema nervoso e que liga ao córtex cerebral, forma-se à quinta semana. Todavia, outras estruturas anatómicas envolvidas no processo de sensação da dor ainda não estão presentes nesta fase do desenvolvimento. As ligações entre o tálamo e o córtex cerebral formam-se por volta da 23ª semana. Existe também a possibilidade de que o feto não disponha da capacidade de sentir dor, ligada ao desenvolvimento mental que só ocorre após o nascimento."

    (Copiado integralmente da Wikipedia)

    Vítor, não podes afimar que até às 10 semanas não é vida...
    Não Sabes!

    ResponderEliminar
  12. Ás vezes quando falamos nestes assuntos não pensamos que podiamos ter sido nós .... e como era ?! acham que alguém tinha o direito de nos tirar assim a vida ? imaginem que era uma pessoa realmente importante ? pois é ! se á 15 ou 16 anos atrás a mãe dessa pessoa tivesse resolvido abortar ?! provavelmente a esta hora não estavamos aqui a discutir este assunto ....

    Como eu já disse errar é humano, mas hoje em dia com toda a informação que existe, com metodos contrepcetivos por ai espalhados e totalmente gratuitos, podemos dizer que só engravida quem quer....


    BeijOo ! *

    ResponderEliminar
  13. Vi alguns especialistas na televisao Rita...Por isso estava dizendo o que ouvi...

    Rita nao gstei daquele exemplo da rapariga que deste!!

    uma lei é feita para uma maioria, nc para a minoria!

    Amigos desculpem me, mas nestas questoes temos de ser extremistas, e temos d sentir bem as coisa.acho que so assim podemos afirmar algo!(nao quero fdesta forma que pensem mal de mim...ok?)

    Kiki mt frontal agora...
    ( n leves isto para actualidade e tal...)
    Tens namorado, voces teem relaçoes...mt bem, preservativo, FUNDAMENTAL!, mt amor...

    Teem novamente reçlaçoes, voces damse bem, mt bem...

    Teem uma relaçao.sem preservativo.estavas numa noite daquelas em que queres fazer uma loucura e fazes cm o teu namorado...ate confias nele!!

    ficas gravida!e agora????

    (nao digo mais nada por agora)

    ( dsc o extremismo mais uma vez...)

    Na paz ok?? :)

    ResponderEliminar
  14. na paz ! :)

    Pois e agora?
    Ah! Vou abortar!...

    Sim, esse caso realmente pode acontecer com qq um de nós. Ninguem está livre de passar por uma situaçao dessas!

    Vitor... e achas q se de cada vez q acontecesse isso a um jovem, ele devia abortar? Livrar-se do problema tomando um remedio quimico qq?

    Se me acontecesse isso... O aborto passaria.me sim pela cabeça! Mas... o facto de estar a tirar a vida a alguem, o facto de estar a cometer um crime, o facto de matar assim um ser q n tem culpa das minhas asneiras... faria com q essa ideia deixasse de existir na minha cabeça! Fiz a asneira... Tenho as consequencias! É assim q um ser humano deve encarar a vida. Todos nós devemos encarar os problemas de frente! E tenho pena q haja pessoas q fujam das consequencias...

    ResponderEliminar
  15. Os especialistas que ouviste eram provavelmente a favor do aborto! Todos os merceeiros dizem que o seu produto é o melhor (e desculpem a metádora um pouco ridícula)!

    Oh Vítor, mas lá está!
    Esse é mesmo o problema! Nós somos jovens e pomos essa hipótese em questão demasiadas vezes:
    "Se acontecesse, o aborto seria uma solução...!"
    Mas não tem que ser! Isso é uma irresponsabilidade total! Como disse a Bea, nós hoje em dia temos informação mais que suficiente... Já ouço falar em preservativos e em sexo desde o 5º ano!
    E há pílulas gratuitas e preservativos gratuitos, portanto não me falem "do calor do momento"
    Andem prevenidos!

    Quanto às minorias, o mesmo caso se aplica a ti: tu eras incapaz de fazer um aborto de ânimo leve (porque és uma pessoa ponderada), mas há quem não seja como tu!
    Como é que sabes que não és tu quem faz parte da minoria? Que não és dos poucos que iria ponderar antes de abortar? Que os restantes 90% da população portuguesa não têm qualquer problema com isso?
    Sim, eu sei que também esta é uma visão extremista, mas não sabes se é a atitude dos portugueses!


    Na paz.... =)*

    ResponderEliminar
  16. Desculpa Vitor mas eu disse que havia vida porque ouvi especialista afirmarem isso...certamente foi no que tu te baseas-te.....eu não concordo com o que disses-t á kiki....."se tu e o teu namorado estivessem numa noite de loucura,e faziam o amor sem preservativo....engravidavas e depois???"
    As pessoas racionais certamente não iriam abortar, engravidas-te, tens que assumir as responsabilidades, por isso é que há tanta informação, tantos sitios onde se vendem preservativos....vis-te aquela publicidade que tinha um homem grávido e dizia"e se fosses tu??" ou qualquer coisa do género.....já não me lembro muito bem......"o que farias?"
    Abortar não é solução, e normalmente as pessoas vão pelos caminhos mais fáceis...."ah, eu aborto e resolve-se o problema", eu nunca abortei e certamente nunca irei abortar mas calculo que um aborto não deve ser muito fácil fazer, deve ser a experiencia mais traumatizante na vida de uma mulher......
    Em relação ao outro assunto de nos outros países já ter sido despenalizado há 30 anos, o que é que isso importa, é isso que vai melhorar o nosso desenvolvimento, certamente não, é a minha opinião...
    Tem que haver um consenso, vence a maioria é claro, mas temos que impor leis para que as duas partes fiquem penalizadas o menos possível, e acho que a despenalização do aborto não era solução...

    É o que eu penso......

    Na paz....lol...;)

    ResponderEliminar
  17. eu nao concordo com a rita e a ines respeitando todas as opinioes. se se pensou em legalizar a partir das 10 semanas é porque há estudos sobre tudo isso...nao s faz tudo à "doc"...
    vamos agora analisar o vosso lado...voces sao contra morrer um ser humano (feto) q nunca viu o mundo, certo?...entao perferem que morram pessoas todos os dias sem barreiras de controlo...com o controlo do aborto muita gente poderá abortar em condiçoes perfeitas para que tudo corra bem...é nesse sentido a luta, criar boas e perfeitas condiçoes e nao votar SIM na morte de mulheres diariamente...
    tb s tem d pensar no nosso hipotetico caso e nao so nas outras pessoas, porque isso nao nos afecta, pensem agr num possivel caso com um familiar ou com voces mesmos...ninguem esta livre!
    Kiki tambem tens agr q ver o lado em q nem sempre, oiu melhor, quase sempre a culpa nao é tua....e as violaçoes!?...e o preservativo roto!?...


    bjao pa todos...*

    ResponderEliminar
  18. O caso das vialoções já era permitido na antiga lei. Isso do preservativo roto acontece raramente, por isso, não vamos olhar para esses casos, já que a maioria das mulheres q fazem abortos fazem.nos porque no momento do acto sexual não usaram preservativo, foram irresponsaveis. Na minha opinião, ocupar os hospitais com abortos, gastar dinheiro com abortos, as pessoas pagarem impostos por causa dos abortos... É fazer tudo isto por aqueles que foram irresponsaveis. Uma lei que apoia estes mesmos irresponsaveis?! Sinceramente não concordo mesmo!

    ResponderEliminar
  19. Bem...aborto é um tema complexo...mas lis as vossas opiniões e penso que nesse espírito tenho mais fé nas gerações que aqui estão!

    ResponderEliminar
  20. Visto que fui eu que lancei o tema e que na altura me manti imparcial...vou agora manifestar a minha opinião...

    Sou mulher? sim
    Alguma vez faria um aborto? Penso mesmo que não
    Concordo com a despenalização? sim

    Estas três respostas dadas, resumem tudo aquilo que possa dizer... Eu muito pessoalmente acho que nunca o faria, falando obviamente de uma gestação normal...no entanto acho que ninguem pode condenar mulheres que o fazem...porque qualquer mulher que reflicta, que olhe para o seu próprio corpo e que TENTE pôr-se psicologicamente no lugar das mulheres que o fazem...consegue entender que só um grande motivo leva uma mulher a tomar a decisão de abortar.
    Acho muito sinceramente que nenhuma mulher consegue ver o aborto como um método contraceptivo e nao consigo concordar com alguem que me diga "Mas os homens..."..visto que entramos num dominio que em nada tem que pesar na posição que tomamos acerca do assunto...isto é sem falarmos que qualquer mulher ao fazer um aborto mesmo que seja num estabelecimento especializado tem que ir ciente que pode ser a sua unica gravidez...visto que o risco de não voltar a engravidar é altissimo...

    Despenalizar mulheres que fazem a interrupção de uma gravidez até as dez semanas em estabelecimentos autorizados e especializados?...Sim...

    Poupar cenas degradantes de crianças mortas com poucos meses de vida ou então abandonadas ainda fetos em via publica...? Sim

    A minha mais sincera e ponderada opinião...

    (Contente por se ter criado uma discussão saudável neste nosso blog)

    ResponderEliminar
  21. eu sou a favor do aborto....

    penso que a antiga lei não estava correta pois se uma pessoa menor que engravida-se e não tivesse meios e que gostava de continuar a estudar (porque uma rapariga grávida nunca ia ter tempo para estudar e cuidar de um bebé....e com a nova lei isso é permitido...e acho que mesmo uma pessoa, mulher, nunca ia fazer um aborto....mesmo não pondo em conta a opinião da professora de filosofia....eu tentado por-me na pele de alguém que cria fazer um aborto, acho que nunca ia faze-lo só por fazer, tinha de haver muitos motivos....e também acho que devia haver uma selecção desses abortos....mas como isso é impossível cada um tem de perceber o que deve ou não fazer...e acho que nós já temos maturidade para saber que não vamos usar o aborto como método contraceptivo...todos temos consciência que isso e um erro muito grave...

    ResponderEliminar
  22. ATENÇÃO, LEIAM COM ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO E PEÇAM A DEUS QUE O VOSSO PROF. DE PORTUGUÊS NÃO VEJA ESTE ERRO DE PALMATORIA " DEIAM" NO INÍCIO DO 2º PARÁGRAFO.
    DEVEM TER EM CONTA QUE ESTE COMENTÁRIO FOI FEITO POR UM PAI ANÓN1MO QUE NÃO TEM O 10º ANO MAS QUE FICOU PREOCUPADO COM O QUE NA REALIDADE VOCÊS ANDAM A APRENDER...........
    SERIA --- DÊEM AS VOSSAS OPINIÕES...

    Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?”...foi esta a pergunta do referendo realizado no passado dia 11 de Fevereiro...nós...pessoas com opinião formada sobre as coisas inda não temos a possibilidade de exercer dever cívico e ir votar...no entanto...está lançado o tema neste nosso blog criado, entre tantas outras coisas, para este efeito...

    Deiam as vossas opiniões sem qualquer tipo de problema...visto que o respeito pela opinião dos outros também é fomentado neste blog...

    Participem

    Beijinhos a todos <3

    Postado por *Ines* em 23:51 21 comentários

    ResponderEliminar
  23. Não sei quem é que comentou visto que fê-lo no anonimato...
    mas desde já reconheço o erro... de facto deiam não existe...sendo que o verbo dar na 3ª pessoa do plural do presente do conjuntivo é "dêem" ...

    Peço desculpa...

    ResponderEliminar
  24. Kiki também nao podes pensar que isso ja existia na outra lei...
    mesmo sendo autorizado o aborto nunca será do tipo entrar num hospital e fazer um aborto à toa!...

    Se o caso q o vitor expôs ocorre-se por mero descuido( não necessariamente irresponsabilidade), nunca jamais em tempo algum tu irias S CALHAR pensar em abortar...saliento S CALHAR porque t garanto q a tua imediata opção seria o aborto D CERTEZA e não S CALHAR e com certeza apoiada pelos teus pais!

    sempre na paz!!! <3 ( L )*

    ResponderEliminar
  25. Discordo contigo! Tenho a certeza ABSOLUTA que os meus pais nunca iam querer que eu abortasse (acredita, conhece.os muito bem!).

    E será que todos os "descuidos", como dizes, devem ser resolvidos recorrendo ao aborto!? Um "descuido" hoje, outro amanha... Um "descuido" de uma mulher, um "descuido" de outra... E andamos assim... A fazer abortos por causa dos "descuidos" (e nao irresponsabilidade)... Desculpa, mas acho que a nossa mentalidade não pode (ou nao devia) ser assim...
    Na paz, claro! :) (L)*

    ResponderEliminar

Qual era o teu candidato preferido para as eleições Americanas?